quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Celular pode causar alergia


Pessoas alérgicas a metal podem ter irritações na pele com o uso do aparelho.

Dermatologistas têm atendido um número pequeno, mas crescente, de pessoas com irritações e coceira ao longo da linha do maxilar, rosto e orelhas, que desaparecem quando o uso do celular é descontinuado. A razão para isso seria uma alergia a metais presentes nos aparelhos, em muitos casos níquel.

Nos Estados Unidos, a alergia a níquel acomete cerca de 3% dos homens e quase 20% das mulheres. As mulheres possuem maior tendência a sofrer dessa alergia porque muitas vezes desenvolvem sensibilidade ao metal devido ao uso de brincos e bijuterias, diz o Clifford W. Bassett, alergista de Nova York, membro do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia.

Ainda não há estatísticas sobre quantas pessoas desenvolvem reações alérgicas a seus aparelhos celulares. Porém, é crescente o número desses relatos nos consultórios médicos e pesquisas. Num caso típico, descrito por pesquisadores da Brown University e publicado no jornal CMAJ em 2008, um paciente de 18 anos desenvolveu uma irritação estranha no lado direito do rosto. Quando o teste de detecção de níquel no fone de ouvido do celular dele deu positivo, ele trocou o telefone por outro livre do metal, e a irritação passou.

Os pesquisadores mais tarde testaram 22 modelos populares de aparelhos celulares. Foi encontrado níquel em dez deles, a maioria em fones de ouvido e botões do menu.

Se você suspeita ser alérgico a metal, um teste realizado no consultório de um especialista em alergias pode oferecer a confirmação, afirma Bassett. Um simples teste com uma pequena amostra pode revelar a presença de níquel no celular ou outro produto.

Fonte: Época

até breve

Nenhum comentário: